O rádio se propõe ser um companheiro 24 horas por dia, entretendo, informando, educando e influenciando. Talvez possa ser considerado, pela sua abrangência e características um dos meios de comunicação de massa mais importantes do Brasil. Afinal para usufruir seus serviços o indivíduo nem ao menos precisa ser alfabetizado. Neste contexto desde a década de 30 com a popularização do rádio no Brasil, existe um profissional que exerce um papel fundamental principalmente nas emissoras comerciais. Porém, este ainda não possui muito destaque nas emissoras de pequeno porte, e muitos ouvintes nem sabem que ele existe e quais são suas funções. O produtor de rádio exerce o papel de mediador entre a emissora e o seu público-alvo. Através do estudo de caso com o programa Show do Cézar Luiz, veiculado das 8h às 12h na rádio Rural AM de Concórdia, Santa Catarina, pode-se constatar que, o programa só se manteve por 23 anos no ar, porque é muito bem produzido todos os dias.
Assim como em muitas emissoras de Amplitude Modulada, generalistas e comerciais, o programa analisado, desenvolve diariamente uma programação diversificada e dinâmica, com uma ampla equipe de jornalismo, diversos quadros, prêmios, e possui o maior faturamento da emissora. O papel do produtor é dar manutenção aos programas já existentes, criar novos quadros, cuidar da plástica da emissora, monitorar a concorrência, organizar promoções e através de vários meios como, por exemplo, as pesquisas, identificar qual a função e posição que a emissora exerce no meio em que está inserida. O papel do produtor dependerá de cada tipo de emissora. Porém, sua importância é indiscutível, principalmente nas emissoras comerciais, onde seu primeiro e mais importante cliente é o ouvinte que garantirá a audiência, atrativo fundamental para atrair cada vez mais anunciantes.
Assim como em muitas emissoras de Amplitude Modulada, generalistas e comerciais, o programa analisado, desenvolve diariamente uma programação diversificada e dinâmica, com uma ampla equipe de jornalismo, diversos quadros, prêmios, e possui o maior faturamento da emissora. O papel do produtor é dar manutenção aos programas já existentes, criar novos quadros, cuidar da plástica da emissora, monitorar a concorrência, organizar promoções e através de vários meios como, por exemplo, as pesquisas, identificar qual a função e posição que a emissora exerce no meio em que está inserida. O papel do produtor dependerá de cada tipo de emissora. Porém, sua importância é indiscutível, principalmente nas emissoras comerciais, onde seu primeiro e mais importante cliente é o ouvinte que garantirá a audiência, atrativo fundamental para atrair cada vez mais anunciantes.
Simone Vieira Sarmento
Graduada em Comunicação Social Habilitação em Radialismo
pela Unoesc Campus Joaçaba.
Graduada em Comunicação Social Habilitação em Radialismo
pela Unoesc Campus Joaçaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário